Redução de Resíduos plásticos

Redução de Resíduos plásticos provenientes de embalagens de produtos.

Como colaborar com a redução de resíduos plásticos provenientes das operações logísticas? Buscando e implementando ações para atingir a meta de zero resíduo plástico, podendo ser de forma parcial, ou seja, que já reduz a geração dos lixos plásticos e resíduos plásticos de embalagens primárias, embalagens secundárias e embalagens terciárias de um único uso e descartadas.

Para a redução de lixo plástico descartadas de embalagens primárias, já existem algumas ações feitas por algumas grandes indústrias de produção de consumíveis, tais como reciclar as embalagens plásticas primárias descartadas internamente por motivos diversos, quer seja por acerto de processo de embalamento, lotes de embalagem primárias plásticas fora de especificação, de embalagens plásticas recebidas do acondicionamento das matérias primas, etc. transformando – as em matéria prima proveniente de embalagens plásticas reciclada para a fabricação de outros produtos úteis como recipientes plásticos para transporte e armazenamento de produtos diversos, estantes de para exposição de produtos no ponto de venda, móveis, telhas, etc.

Outra ação que reduz a geração de resíduos plásticos provenientes das embalagens primárias e também das embalagens secundárias, além da reciclagem, é da adoção para as embalagens reutilizáveis secundárias que acomoda e transporta as embalagens primárias, produzidas de polímeros, papelão, metálicos, madeira ou de composição mista.

Para as embalagens terciárias reutilizáveis já existe o uso de paletes plásticos, chapas divisórias de camadas de empilhamento, cintas de amarração e de embalagens secundárias e embalagens primárias produzidos a partir de resíduos plásticos reciclados, na amarração de cargas paletizadas tem a opção como alternativa o uso da Capa 3Rs, uma embalagem reutilizável, reciclável e racional a qual foi desenhada para atender a demanda crescente para o uso de embalagens reutilizáveis para reduzir parcial ou totalmente como alternativa ao uso de filme stretch descartável e reduzir o descarte de resíduo sólido.

Para as produções de grandes volumes de cargas paletizadas, em que se amarra com filme stretch, é indicado que se continue com a utilização do mesmo devido ao tempo requerido de embalamento que só pode ser feito por sistemas mecanizados, nas operações de fracionamento e remontagem de cargas paletizadas pode – se adotar o uso da Capa 3Rs que é uma embalagem reutilizável, reciclável e racional.

Nas situações em que não há a viabilidade técnico econômica de reciclar o resíduo plástico, tem – se a opção de utilizar plásticos biodegradáveis ou de origem vegetal obtidas do etanol e amido, que não se transforma em micro-plásticos resultado do resíduo plástico ou lixo plástico obtido de processos petroquímicos.

Como último meio de se eliminar o lixo em geral não só lixo plástico, mas todos os tipos que não tiverem como reciclar e que sejam incineráveis, resta a incineração que gera energia elétrica.